POR QUE NOS CHAMAMOS SÉTIMA CAVALARIA?
O nome da companhia é uma homenagem ao 7º Regimento de Cavalaria do Exército Norte-Americano que em Novembro de 1965 protagonizou junto com o 5º Regimento de Cavalaria o primeiro combate armado entre o Exército dos Estados Unidos e o Exército do Povo do Vietnã, durante a Guerra do Vietnã.
Tal combate ficou conhecido como A Batalha de Ia Drang.
A BATALHA DE IA DRANG.
O combate recebeu esse nome, pois os principais combates ocorreram próximo ao Rio Drang. Os americanos possuíam dois batalhões, a Sétima Cavalaria e a Quinta Cavalaria, enquanto o inimigo, cinco batalhões, além da ajuda dos guerrilheiros Viet Congs.
Em 17 de Novembro de 1965, o Exército dos Estados Unidos sofreram várias emboscadas, e por muitas vezes tiveram que lançar seus bombardeiros, caças e helicópteros próximo de onde os combates aconteciam. Inclusive um código pouco usado pelos americanos foi usado durante a batalha, o “Flecha Quebrada”, que indica a todas as unidades aéreas que uma unidade Americana está sendo prestes a ser massacrada.
Ao final, os dois lados contaram vitória, foram 305 mortos e 524 feridos do lado americano e 554 mortos e 669 feridos do lado vietnamita, segundo os dados do Exército Americano.
O Tenente Coronel Hal Moore, comandante da Sétima Cavalaria e o jornalista Joseph Galloway, que acompanhou a batalha de perto, escreveram um livro chamado “We Were Soldiers Once... And Young” que descreve o conflito. Em 2002, o livro inspirou o filme “Fomos Heróis”, estrelado por Mel Gibson que mostra a primeira parte da Batalha de Ia Drang.
Fonte e Imagens: www.chicomiranda.wordpress.com e pt.wikipedia.org